Wednesday, April 05, 2006

 

Crioconservação de gâmetas, by Catarina Abrantes

Actualmente o desenvolvimento da criobiologia permite a conservação de células por tempo prolongado, mantendo as propriedades biológicas após o descongelamento. A existência de um programa de crioconservação de (fig1-oócito)gâmetas ( sêmen - óvulo ) é fundamental para o funcionamento de um serviço de reprodução assistida .
As falhas ováricas prematuras podem surgir no decurso natural de algumas condições patológicas. Neste contexto, os avanços recentes para o tratamento de alguns neoplasmas levantam cada vez mais o problema da qualidade de vida, nomeadamente no que diz respeito à fertilidade após a remissão clínica. De facto, não são apenas as doenças genéticas ou ováricas que podem induzir falhas ováricas prematuras.
A preservação da fertilidade é procurada com cada vez mais frequência. Ainda não existem protocolos eficazes para a conservação de gâmetas femininos.
Entretanto, a crioconservação do sémen humano resulta na diminuição da mobilidade do esperma devido a danos estruturais e funcionais, tais como a perda do acrossoma. Essas habilidades representam parâmetros importantes para avaliar o potencial de fertilização dos espermatozóides crioconservados. Ao comparar a mobilidade, a morfologia e a integridade da membrana dos espermatozóides antes da crioconservação e depois do descongelamento, em dois meios de crioprotecção – “TEST-yolk buffer” e glicerol, concluiu-se que os espermatozóides crioconservados em “TEST-yolk buffer” apresentam mobilidade e morfologia normais superiores aqueles crioconservados em glicerol. A avaliação da função celular em amostras de sémen crioconservado tem ganhado importância, especialmente após a introdução da técnica de injecção de um único espermatozóide dentro do oócito (ICSI) para tratamento da infertilidade de causa masculina grave.
Consequentemente, até mesmo amostras de sémen de péssima qualidade e amostras de tecido testicular poderão ser crioconservados com sucesso. Todos esses eventos mostram a importância da compreensão da fisiologia do espermatozóide após os processos de crioconservação e descongelamento. Dessa forma, pode-se aumentar a probabilidade de sucesso em reprodução assistida com o uso de espermatozóides crioconservados.
Na minha opinião acho que a crioconservação de gâmetas é muito vantajoso para a sociedade, quer a nível do ser humano quer a nível animal. Se há possibilidades de vir ajudar casais inférteis e também a evitar a extinção de certos animais, acho que bom.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?