Thursday, April 06, 2006

 

Células estaminais - utilização, by Carina

Aplicações das células estaminais
As células estaminais são utilizadas mais como fins terapêuticos, isto é, a partir de uma célula poder regenerar outra de modo a poder curar certas doenças.
Os estudos sobre as células estaminais andam a progredir e evoluir significativamente havendo cada vez mais descobertas acerca da sua utilização.
Uma das aplicações terapêuticas é a utilização do sangue do cordão umbilical que permite fazer uma terapia celular em determinadas doenças como células próprias, sem haver necessidade de o dador se submeter a listas de espera para a doação de tecidos compatíveis ou sem ter de arriscar terapias com tecidos não compatíveis.

Fig.1

Algumas doenças já foram tratadas com implantes de células estaminais do sangue do cordão umbilical, tais que:

Outra aplicação seria a utilização de células da medula óssea onde se formam células hemáticas para poder curar certas doenças como a doença de Parkinson, Alzheimer e muitas outras que ainda não têm curar.

Apreciação critica:
Nos nossos tempos, tudo é possível acreditar! Até mesmo curar doenças a partir de células estaminais. para isso é preciso também acreditar no grande avanço cientifico e tecnológico que nos poderá levar à cura de muitas doenças.
Na minha opinião estas células podem ser a chave para abrir a porta do futuro, isto é, a cura de doenças que até hoje não foram diagnosticadas e às quais não se encontrou ainda nenhum tratamento.
Mas, para isso não podemos ficar de braços cruzados, temos que ajudar a ciência a evoluir.
Quem sabe, poderemos vir a ser os próximos a precisar das células estaminais!
O mal não acontece só aos outros!!!


Comments:
Tal como tu tenho a mesma opiniao,estas celulas sao a chave para um futuro melhor e acho que nos, talvez os proximos cientistas,deveriamos dar valor a isto e pensarmos ja no quanto estas celulas nos poderão ajudar um dia.Deviamos apoiar este estudo,para que mais certezas existissem e mais confiança na sua utilizaçao.Quem sabe se um dia um amigo,um familiar ou ate mesmo nos termos uma doença das que tu referiste,qual vai ser a sensaçao de pensar que possivelmente nessa altura ja haverá cura para essas doenças com o avanço do estudo destas celulas estaminais. Talvez ninguem imagina a facilidade que estas células poderão trazer para o mundo da cura das doenças,porque há muita falta de inforamaçao.Com o teu trabalho mostras-te mais uma vez que esta técnica poderá ser muito vantajosa, e de forma que chamaste a atençao porque num pequeno texto disseste o mais importante.Acho que deviamos todos tentar investir no avanço desta tecnica e deixar um pouco a ética,pois será que é etico ter uma tecnica que salvara muitas pessoas no mundo e nao a estudar,melhora-la de forma a podermos utiliza-la.
 
liyg9uyg
 
Na minha opinião concordo com o comentário que a Carina escreveu, penso que o avanço cientifico e tecnológico poderá levar à cura de muitas doenças, e principalmente que a cura de muitas doenças poderá estar nas células estaminais. Estas células são células que tem tido um grande desenvolvimento e que ainda nos poderão a vir a ser muito úteis no futuro. Penso que a Carina fez um bom trabalho e que explica o necessário para as pessoas perceberem como é que estas células são tão importantes para a cura de algumas doenças. Catarina Abrantes12ºA Nº7
 
Concordo com a utilização das células estaminais, pois a pesquisa dos seus vários tipos, contem a promessa tanto para uma melhor compreensão do desenvolvimento humano, como para o tratamento de algumas doenças, até aqui incuráveis.
As células estaminais que têm causado um grande alvoroço na comunidade cientifica têm o potencial de poder dar origem a qualquer tipo de célula, e de fornecer uma cultura estável, de longa duração, tornando-as uma fonte clinica potencialmente valiosa para os especialistas que pretendam criar tecidos específicos – desde pele, a cérebro ou músculo cardíaco.
Sendo este tema de grande controvérsia perante a sociedade actual, levanta alguns problemas de ordem ética, resultantes sobretudo do recurso ao embrião, gerando opiniões bastante dispares face ao assunto.
Assim, tanto a tecnologia de clonagem de embriões humanos como a utilização de células estaminais devem ser cuidadosamente avaliadas, dado não existir a certeza se, estamos a instrumentalizar um novo ser humano e uma pessoa potencial.
Esta é uma questão complexa, sem respostas fáceis, do ponto de vista moral, ético e jurídico, por isso é de certo modo importante que as pessoas reflictam sobre o assunto e que tentem de alguma maneira, criar uma posição face ao exposto, para que deste modo, possam intervir quando solicitadas.
Deveria elaborar-se uma lei que regulamenta-se a utilização de células estaminais na investigação médica, devendo esta questão ser discutida com cientistas, especialistas em bioética, líderes religiosos e elementos da sociedade civil.

Joana Cardoso
12ºA Nº10
 
A utilização das células estaminais ainda é uma questão muito polémica, se alguns acham que as devemos utilizar, por outro lado outros opõem-se à sua utilização.
A utilização destas células acarreta que haja um consenso a nível científico, jurídico, ético e moral.
Na minha opinião destruir uma vida, um feto que se iria desenvolver é uma questão polémica mas a verdade é que estas células poderiam fazer diminuir o número de doenças que existem à face da Terra. Estas células poderiam ser utilizadas na(o) cura/ tratamento de diversas doenças, o que evitaria algumas mortes ou o sofrimento de algumas pessoas.
Ao que parece, ultimamente, tem havido uma evolução neste campo e vários cientistas tem feito estudos e descoberto cada vez mais acerca das células estaminais e da sua utilização.
Uma das recentes descobertas foi a utilização do sangue do cordão umbilical que permite fazer uma terapia celular em determinadas doenças, sem o doente ter de se submeter a listas de espera, para receber tecidos/ órgãos compatíveis.
É uma boa notícia pois assim não temos de “destruir” uma vida humana e podem curar-se leucemias, diversos tipos de anemias, entre outras doenças.
Outra alternativa à cura de doenças será a utilização de células da medula óssea que podem curar doenças como Parkinson, Alzeimer, entre outras.
Realmente as células estaminais são importantes na área da medicina, utilizadas em fins terapêuticos, melhorando a qualidade de vida.
Actualmente, os estudos científicos têm evoluído surpreendentemente, aqui há uns atrás nada disto era previsível, a ciência é fascinante.
 
Na minha opinião, a Carina fez um excelente trabalho do qual eu concordo . Conseguiu sintetizar o mais importante da utilização das células estaminais. Como por exemplo: a utilização destas podem fornecer-nos a cura para diversas doenças. E quem sabe, se um dia também nós precisamos desta cura para combatermos uma doença das quais ela referiu, da qual podemos ser afectados. Porém estes avanços da ciência, não são bem aceites por todos o que leva a algumas polémicas. Catarina Correia 12ºA Nº6
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?