Thursday, April 06, 2006

 

Células estaminais provenientes de adultos, by Carla

Medula Óssea
A medula óssea, popularmente conhecida como "tutano", é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares).É no interior dos ossos, na Medula Óssea, onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande actividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.


Medula óssea
Comentário:
Ao fim de ter realizado este trabalho posso dizer que o achei muito interessante, já que desconhecia a utilidade da medula óssea em células estaminais não embrionárias adultas.
A medula óssea é útil para a cura de várias doenças como para a cura de diabetes de cegueira e algumas doenças relativas com os ossos. Foi muito interessante e assim aprendi mais alguma coisa sobre esta matéria, ou seja, enriqueci os meus conhecimentos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?