Thursday, April 06, 2006

 

Células estaminais provenientes de adultos, by Manuela

Células Estaminais não embrionárias adultos
As Células estaminais estão presentes em todo o nosso corpo, com a enorme capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente, e podendo “transformarem-se em diversos tipos celulares através do processo de diferenciação. São elas que, durante o desenvolvimento embrionário, dão origem aos vários tipos de células do corpo, desde as células do musculo cardíaco ás células nervosas; e que mais tarde, no individuo adulto, reparam tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo.
Face á descoberta destas características, os investigadores começaram a estudar a possibilidade de as utilizar no tratamento de doenças cuja origem estivesse relacionada com a degeneração irreversível de células e tecidos.
As células estaminais podem ser isoladas a partir de diversos tecidos, em diferentes fases do desenvolvimento do indivíduo:
-Células estaminais; encontram-se na medula óssea, na pele ou no intestino. Nestes órgãos, o elevado grau de perda celular requer uma substituição constante das suas células, assegurada pela presença das células estaminais (reparam tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo). Á semelhança das células estaminais neonatais também têm a capacidade de se especializar unicamente em células do mesmo tipo de órgãos de onde derivam. Também já foram testadas, e com sucesso, em doentes.




Fig.1: Células Estaminais





Quanto a minha opinião: Penso que as células estaminais estão a revolucionar a medicina, prevendo-se que, num futuro próximo possam vir a tratar muitas doenças até hoje incuráveis, por outro lado podemos verificar a evolução de novos métodos ajudando assim em grandes avanços tecnológicos.


Comments:
Com os avanços tecnológicos a ciência pode hoje em dia utilizar diferenciados métodos na obtenção de células estaminais.
Um desses métodos é a utilização de células estaminais não embrionárias, que se encontram na medula óssea, na pele e no intestino. Estas células permitem curar várias doenças que nos dias de hoje afectam milhares de pessoas como seja a diabetes entre outras.
Na minha opinião a recolha de células estaminais para cura de doenças, deveria envolver sempre um método que não originasse problemas de origem ética e moral.
Pessoalmente concordo com este método porque é um método que não gera controvérsia e que pode obter bons resultados na cura de doenças incuráveis, apesar de achar que a utilização das células estaminais provenientes do cordão umbilical também ser um método correcto ética e moralmente.

Comentário realizado por : Andreia Pais
12 º A N.º 3
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?