Thursday, April 06, 2006

 

Células estaminais não embrionárias, neo–natais, by André

Uma última oportunidade

Uma última opção como fonte de células estaminais pode ser o sangue do cordão umbilical que normalmente é eliminado no parto.
Algumas empresas oferecem-se agora para recolher o sangue da placenta e, através de uma taxa, armazenam-no caso a criança venha a adoecer.
Estas empresas defendem que as células estaminais recolhidas desta forma podem ser utilizadas para tratar problemas sanguíneos como, por exemplo, leucemia e algumas perturbações genéticas e imunitárias.

As células estaminais recolhidas no sangue do cordão umbilical servem como um seguro de saúde. Afinal, no futuro poderão ser utilizadas no tratamento de eventuais doenças hoje dadas como mortais. Uma fonte de células estami­nais não embrionárias é o sangue do cordão umbilical. Estas célu­las estaminais neonatais podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num proces­so totalmente seguro e indolor pa­ra a mãe e para o recém-nascido, tendo uma grande aplicabilidade terapêutica.

Aplicações das células estaminais do sangue do cordão umbilical
A recolha das células estaminais do sangue do cordão umbilical, normalmente descartado durante o parto, poderá constituir para o dador um seguro, permitindo fa­zer terapia celular com células próprias em determinadas doen­ças, sem necessidade de se sub­meter a listas de espera para a doação de tecidos ou sem ter que arriscar terapias com tecidos não compatíveis.

Na minha opinião as empresas que recolhem as células estaminais de sangue do cordão umbilical fazem bem pois podem salvar muita gente a partir de um processo indolor tanto para a mãe como para o recém-nascido, processo este que não gera tanta controvérsia como as outras fontes de células estaminais.

Comments:
Depois de uma leitura deste trabalho fiquei com uma ideia muito fixa de que este é o melhor método, em primeiro lugar não põe em perigo a vida do bebé nem da mãe, não gera questões éticas pois neste caso o embrião não morre, e é uma método indolor.
Mas como tudo tem um lado bom e um lado mau isto também não é excepção, pois é dispendioso, pois o preço do Kit é de 115 euros, mas a maior fatia do bolo é de 870 euros e é paga depois de as células estaminais serem testadas, isoladas e criopreservadas com sucesso.
Eu sou a favor deste método talvez por razões pessoais, pois neste momento tenho um amigo meu com leucemia, e se talvez tivessem utilizado este método estaria agora muito mais descansado, pois as células estaminais são guardadas no mínimo 20 anos, e podem ser usadas pela própria pessoa a quem foram retiradas ou por familiares directos.
Porquê não aderir?, sei que ainda é um pouco caro mas se há dinheiro para tanta coisa será que aproximadamente 1000 euros é muito para salvar a vida a uma pessoa?, sinceramente acho que não!, pois estamos a falar da cura da leucemia, de alguns tumores malignos, acidentes vasculares cerebrais, a doença de Parkinson e a distrofia muscular.
Porquê não arriscar?

Fátima Ferreira
 
Pelo que pude ler no trabalho do meu colega e daquilo que já conheço acerca do tema chave (Células Estaminais), penso que as Células Estaminais provenientes do sangue do cordão umbilical são a forma mais correcta dos investigadores e cientistas as utilizarem nos mais variados processos e fins terapêuticos.
Concordo com o meu colega quando diz que este processo é indolor tanto para a mãe como para o recém-nascido e pergunto-me: Porquê estar a matar embriões quando se pode obter Células Estaminais de uma forma eticamente correcta e sem sofrimento?
Acho que também é correcto existirem empresas que recolhem e guardam essas Células Estaminais, pois um dia mais tarde o indivíduo ou até mesmo alguém compatível com ele pode vir a precisar dessas mesmas células, pois elas podem curar diversificadas doenças como a leucemia, Alzheimer, Parkinson...
Pelo que acabei de dizer acho que as células estaminais provenientes do cordão umbilical e também as da medula óssea sejam as mais correctas para as diferentes utilizações, pois não causam qualquer sofrimento e podem salvar muitas vidas.

Carolina Carvalho 12ºA Nº27
 
Já sabemos que existem várias formas de obter células estaminais, devido aos trabalhos realizados anteriormente , mas penso que a melhor fonte será o sangue do cordão umbilical, pois este normalmente é eliminado no parto.
Penso que como esse sangue é eliminado, não haverá quaisquer problemas éticos ou a nível religioso, se se optar por recolher esse sangue, para que deste modo caso a criança venha a adoecer, possa usar o sangue que a trouxe á vida, para se curar. Assim terão sempre uma salva guarda caso venham a ter doenças como a leucemia (um caso muito comum nestes tempo, infelizmente, e também muito dispendioso), que caso não seja tratado a tempo pode ser uma doença mortal.
Por estas e outras razoes penso que a recolha do sangue do cordão umbilical é a melhor forma de obtenção de células estaminais.
Esta recolha é indolor, e segundo a leitura do trabalho do André, tanto para a mãe como para o bebe recém-nascido. O que nos leva a pensar o que está a impedir a utilização destas células?? E porque não há mais empresas empenhadas na recolha deste sangue??
Através deste processo, por exemplo, acabariam as listas de espera para os doentes de leucemia, sem terem que correr o risco de não encontrar um dador compatível ou até rejeitar o órgão implantado.
Por isso concordo coma a opinião do André, e apoio a recolha do sangue do cordão umbilical, mas a pergunta fica:
Se existe tanta gente a morrer de doenças mortais, como a leucemia, e sabendo que podem ser curadas por células estaminais, porque razão não as utilizam??? Se o problema é uma questão monetária, então pensem um pouco, se se deixar de pagar um único minuto a cada jogador de futebol e usar esse dinheiro para o método aqui defendido, então milhões de pessoas e vidas podem ser salvas.
Caso não acreditem acedam ao site em baixo e verão quanto ganha por exemplo Ronaldinho Gaúcho!!!!!!!!!
http://www.jornaldacidade.net/noticia.php?id=40048&PHPSESSID=8dc905061095a6b7c2306da4c0d3d346
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?