Wednesday, April 05, 2006

 

Células Estaminais Embrionárias produzidas por clonagem a partir de um adulto, by Caty

Células estaminais clonadas a partir de um adulto.
Para conseguir abordar o tema na sua total e plenitude terei que falar também sobre as células estaminais embrionárias.
É a chamada clonagem terapêutica, que se baseia na obtenção de células estaminais embrionárias que, por serem totipotentes ou pluripotentes, são capazes de se diferenciarem em células de um dado tecido ou órgão para regenerá-lo, em poucas palavras, a clonagem terapêutica é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. A clonagem terapêutica vai ter interesse para doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla ou para lesões traumáticas da espinal-medula ou para regenerar órgãos como na cirrose hepática ou no enfarte miocárdio. A desvantagem é a destruição dos embriões a partir dos quais essas células forem escolhidas.
Passemos então aos adultos, sabe-se hoje que os adultos têm ainda uma pequeníssima quantidade de células pluripotenciais nos seus vários tecidos. Se se conseguissem colher essas células estaminais adulas, cultivá-las e depois transplantá-las ou “injectá-las” no órgão doente (cérebro, medula espinal, fígado, coração, etc.) elas poderiam implantar-se aí e regenerar uma parte significativa do tecido perdido ou lesado e assim recuperar a função perdida desse órgão. O problema é que é muito difícil isolar essa células de um adulto e por isso alguns investigadores propõem que se obtenham essas células a partir de embriões (onde é muito mais fácil), sejam os embriões excedentários, ou seja, aquelas que sobram no processo das fertilizações in victro para tratamento da infertelidade (e que são depois abandonados ou destruídos), sejam embriões criados expressamente para essa finalidade.
Quanto à colheita de células estaminais em adultos, ninguém parece levantar grandes obejecções a nível ético; o problema é que esta é muito difícil e para já impossível em termos práticos.
Opinião pessoal: na minha opinião se as células estaminais forem “dominadas” pelos cientistas isso seria um grande passo para a medicina, pois poderíamos por de lado o termo “mortal” para certas doenças como o cancro, e quem sabe se ao longo do tempo, com o seu estudo, não descobriríamos mais formas de cura para certas doenças que hoje nos atormentam, a sua clonagem então seria um grande beneficio, pois conseguiríamos a partir de uma célula obter outras iguais, onde este método iria ajudar a destruição dos embriões a partir dos quais essas células forem recolhidas, eis aqui um ponto com o qual eu discordo e que deve ser melhorado, sem falar na fonte de rendimento proporcionada. Embora, por enquanto, a ética não nos deixe avançar muito na sua descoberta e exploração pois afirma que “não foi ainda demonstrada nenhuma prova evidente da utilidade das células estaminais”.

Comments:
Comentário:
Na minha opinião sobre as células estaminais embrionárias, produzidas por clonagem a partir de um adulto, a utilização destas células é muito eficaz no combate algumas doenças, como referidas no texto o Alzheimer, Parkinson esclerose múltipla ou lesões traumáticas etc…., assim, podemos evidenciar que há outros formas de este tipo de doenças terem cura, ou pelo menos tentem ter cura.
Por outro lado, a clonagem a partir de um adulto é muito eficaz, porque vai ajudar a regenerar a função perdida de algum órgão, que pode ser importante para a nossa sobrevivência, mas por outro lado tenho uma pequena discordância em relação a este tipo de clonagem, a partir de adulto n em relação á destruição dos embriões a partir dos quais essas células foram recolhidas.
Em relação, ao problema, colocado sobre a colheita de células estaminais nos adultos é que ainda a biotecnologia, não foi explorada relativamente a este problema e assim não se sabe se isto, nos jaz alguns benefícios ou não, este “problema ainda é um caso ao qual se procura algumas respostas e talvez se consiga encontrar ou não uma prova evidente para a utilidade de células estaminais a partir de adulto.
Realizado por:
Sara Nunes 12º A nº 19
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?