Thursday, April 06, 2006

 

Células estaminais embrionárias, provenientes de embriões criconservados, excedentários de tratamentos de RMA, by Sandra



Evitar embriões excedentários….

Existem técnicas das quais não resultam embriões excedentários, e mesmo na fecundação in-vitro pode evitar-se a produção de mais embriões do que aqueles que se destinam a ser implantados no útero.


No entanto, se produzidos o que fazer com eles?...

Os cientistas esperam no futuro, poder utilizar, células estaminais retiradas de adultos, depois do devido consentimento. Mas isto será correcto?

Para alguns, um embrião recente é apenas uma bola de células sem qualquer característica humana;
Para outros, a investigação é inaceitável porque o embrião é considerado um humano bebé.

A possível utilização de embriões humanos em investigação científica na União Europeia é regulada pelo direito interno de cada Estado Membro, questão que suscita muita polémica pelas diferentes opções legislativas adoptadas.
No Reino Unido, utilizam-se os embriões humanos excedentários em projectos de investigação científica, no entanto, na Áustria é eticamente inadmissível. Em Portugal, o processo que regula a utilização de embriões excedentários ainda está em estudo. Mas por enquanto “ é proibida a criação de embriões para fins de investigação em território português”.

E eu o que penso?...
Sinceramente não consigo arranjar uma opinião concreta sobre o assunto, pois por um lado, se fosse possível através dos embriões descobrir curas para certas doenças que tanto afectam o ser humano, estaria perfeitamente a favor da utilização de embriões para fins de investigação. Seria um grande passo no avanço da Medicina...
Por outro lado, se o embrião fosse meu, e tivese as condições necessárias para o acolher, não admitia que o utilizassem na investigação.
Este tema é muito polémico e está de acordo com a consciência de cada um...vai ser muito difícil chegar a uma conclusão, o que deixará este assunto sempre em aberto, à espera de novas opiniões e de novas ideias..!! Por isso, é importante que as pessoas reflictam sobre o assunto e que tentem de alguma maneira, fazer com que a sua opinião chegue “aos ouvidos dos Estados Membros”. Pode ser que ajude....

Comments:
A eterna questão do ser ou não ser, não é Sandra?! Neste caso, do usar ou não usar embriões excedentários!
Mas a dúvida e o balançar entre duas hipóteses tem de ser esclarecida e temos de formar a nossa opinião, afinal, o futuro depende de nós!
Dizias tu, que se o embrião fosse teu não gostarias que fosse utilizado com fins de investigação, agora eu pergunto, entao o que fazer com ele?! Matá-lo porque não tem utilidade?! Ou esquecer que ele existe?
Eu tenho a minha opinião formada e vinculada! Se há milhoes de pessoas no mundo a morrer com doenças terríveis e vírus avassaladores, porquê tanta polémica pelo destruir de um ser que ainda não tem sentimentos e vida própria como as milhares de crianças que morrem todos os dias!??! Dá que pensar não é?!
A verdade é, que se existe um Deus, condenaria... mas mesmo que exista, o extinguir da nossa espécie é inevitável, cabe-nos a nós adiar esse terminar! Fazer alguma coisa para isso! Deixar os moralismos de lado e ver o mundo como ele é! Com pessoas a morrer torturadas e massacradas sem dó nem piedade, por caprichos ou vontades e por outro lado a salvaçao para tantas doenças, para tantas mortes, impedida por medo de matar um embrião! Chega até a ser irónico!
Sandra, pensa um pouco nisto... quem sabe até, reformular a tua opinião!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?