Wednesday, April 05, 2006

 

Células Estaminais Embrionárias provenientes de embriões produzidos, com gâmetas crioconservados, excedentários de tratamentos de RMA, by AndreiaGomes



Congelação de óvulos para futura gravidez no futuro

Dentro de alguns anos vai ser possível congelar alguns dos óvulos de uma mulher, para que os mesmos possam ser fecundados in-vitro e dar origem a uma gravidez. Um procedimento bastante arriscado actualmente e com elevado grau de falibilidade, mas que poderá vir a ser habitual dentro de alguns anos.
“É um trabalho que abre perspectivas de um novo procedimento que permita congelar óvulos, à imagem do que sucede já com os espermatozóides”. De acordo com o médico Silva Carvalho, “estamos ainda a falar de cerca de cem bebés nascidos em todo o mundo a partir da fecundação de óvulos congelados, quando se sabe que um a três por cento das crianças que nascem actualmente na Europa resultam já de tratamentos medicamente assistidos”.
Comentar uma notícia, como a que acima apresento, num site é muito mais do que fazer um mero trabalho de biologia, é cativar um público, é deixá-lo esclarecido e curioso pelo conhecimento.
E de facto o tema, células estaminais, não podia ser mais actual e de grande discussão… A Igreja não aprova a sua utilização, defendendo que a cultura progressivamente tecnitizou e instrumentalizou a procriação, acabando por torna-la impessoal. Corresponderá isto á realidade? Não estará o Homem já a tentar manipular o imanipulável? São infindáveis as questões que poderia enumerar contudo há um lado muito positivo em tudo isto, pois actualmente a maioria dos homens e mulheres com problemas de fertilidade têm um elevada possibilidade de virem a ser papás e mamãs, isto por processos de reprodução assistida. E se houver espermatozóides ou óvulos excedentários destes tratamentos porque não crioconserva-los? Poderão ajudar um outro casal… ou até dar origem, por fecundação in-vitro, a um embrião que poderá doar células estaminais, que por sua vez poderão salvar vidas… mas é certo pensarmos assim em guardar gâmetas percursores de vida a uma temperatura gélida até ser decidido a sua utilização? Será o mais correcto usá-los, como se fossem objectos, para criar um embrião, que não passa de um pequeno ser em crescimento? E será atitude humanamente aceitável usar apenas esse ser pequenino e sem defesas para se lhe retirarem células estaminais? É verdade que estas poderão ser muito úteis mas estamos a MATAR! De facto talvez a Igreja até tenha alguma razão… não estaremos a tecnitizar e a instrumentalizar a procriação? Até que ponto o Homem não se estará a destruir a ele próprio?
Se olharmos para a notícia que apresento acima, tudo parece positivo mas vejamos também o lado humano de tudo isto:
Excerto I: “um a 3% das crianças que nascem (…) medicamente assistidos”
A opinião da Igreja: “O nascimento do Homem parece ás vezes um simples dado estatístico, registado como tantos outros no balanço demográfico.”
A ciência e a tecnologia ofuscam com maravilhas mas escondem muito um lado escuro, cabe a todos nós, jovens e principais afectados com este novo mundo, olha-lo bem e pôr ou não um travão naquilo a que chamamos de evolução…

Comments:
Quando o assunto a tratar é baseado em células estaminais, criconservar óvulos e espermatozóides, entre outros, levantam-se, sempre, inúmeros problemas sociais, morais, etc. No entanto há sempre um "mas"...!
O facto de hoje em dia se congelar óvulos para futura utilização, levanta muitos problemas, principalmente morais. Como a Andreia refere no seu comentário, "A Igreja defende que a cultura se tecnitizou e instrumentalizou a procriação". Todos temos consciência que isto é verdade, afinal "3% das crianças que nascem(...) medicamente assistidas"...mas...
A criconservação, pode ser vista como sendo algo positivo, um processo útil. Útil para ajudar um casal com problemas de infertilidade a ter filhos através da fecundação in-vitro, útl para a obtenção de células estaminais do embrião, para que estas possam ser utilizadas na cura de doenças muito graves que atingem o Ser Humano,etc.
No entanto, a pergunta que suge é sempre a mesma: "Será corecto fazer isto?Afinal de contas estamos a matar!!!"
É por estas e por outras que é dificil arranjar uma opinião acerca deste tema...tal como eu ainda não consegui descobrir se concordo ou não!!! Por mais que seja vantajoso, aparecem sempre "VERDADEIRAS DESVANTAGENS"...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?