Wednesday, April 05, 2006

 

Células Estaminais Embrionárias produzidas por clonagem a partir de um adulto, by Olga

Destruídos para salvar vidas
As células estaminais têm a capacidade de se transformar em qualquer uma das células do organismo humano e são utilizadas na regeneração de tecidos, órgãos e sangue. Estas células podem dar origem a todos os tipos celulares do indivíduo adulto, daí pluripotentes.
Tem-se falado muito de clonagem humana na imprensa. Na realidade, a maioria dos cientistas não está interessada em produzir clones humanos. O que os cientistas pretendem é produzir células humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças (clonagem terapêutica).
Como? Imagine que tinha alguma doença que estava a destruir lentamente partes do seu cérebro. Os tratamentos actuais apenas reduzem os sintomas enquanto a doença continua a provocar lesões no cérebro. A clonagem oferece a esperança de uma cura. Os cientistas iriam produzir um embrião clonado utilizando o ADN das suas células epidérmicas. Em seguida, iriam retirar células estaminais deste embrião, transformavam-nas em células cerebrais e fariam um transplante para o seu cérebro.Também se pode pegar num ovo não fertilizado e introduzir o seu próprio ADN, dando origem a um clone seu. Caso tivesse, por exemplo, diabetes, doença de Parkinson, cancro, problemas cardíacos (figura 2) ou a doença do Alzheimer, este embrião poderia ser utilizado para fornecer células estaminais para o curar. Figura 1– Células cardíacas injectadas no coração de uma vítima de enfarte

A clonagem é uma maneira diferente de utilizar células estaminais para curar uma doença. Algumas pessoas preferem esta forma de obter estas células. Afinal, um embrião clonado é uma cópia genética de alguém que está vivo e deu o seu consentimento. Outras acham que isso dará um “empurrão” à clonagem reprodutiva.

Opinião do leitor:
Muitas vezes eu própria me questiono se será legal clonar um embrião humano somente para investigação médica (clonagem terapêutica). Na minha opinião, a clonagem terapêutica é muito importante pois, permite a cura de muitas doenças até agora incuráveis não correndo o risco da incompatibilidade. Mas, também tem um lado muito controverso ao qual não concordo que é clonar embriões somente para investigação médica depois acabariam por morrer.Isto é, ao salvar-se uma vida acabaria por matar-se uma outra que ainda estava no início da sua vida. Contudo, na minha perspectiva é melhor utilizar um embrião clonado em vez de um embrião excedentário, que tem uma combinação genética única e que foi criado com o objectivo de ser implantado no útero.

Comments:
A utilização de células estaminais a partir de embriões humanos tem sido bastante polémica, nomeadamente por razões de ordem ética. E é o que acontece , neste caso, com a Clonagem terapêutica, e no meu ponto de vista estas críticas têm razão de ser.Assim não concordo de todo com a opinião da minha colega em relação ao tema em causa, razão que explicitarei a seguir.
Então, de hoje em dia, cada vez mais os casais recorrem a técnicas de reprodução medicamente assistida e em grande parte dos casos recorrem à fecundação in vitro , resultando então embriões excedentários, o que na minha perspectiva também nãos era muito correcto, uma vez que existem outras técnicas sem que resultem embriões excedentes.
Assim, como na Clonagem Terapêutica são produzidos embriões somente para fins terapêuticos, faz-nos parar e reflectir sobre esta situação. Porque, tal como a Olga cita no texto “o embrião pode ser utilizado para células estaminais para curar doenças”, mas não há necessidade de se produzir embriões de propositadamente, uma vez que também existem células estaminais humanas, como por exemplo, as da medula óssea, podendo-se utilizar para este fim. E também como existem muitos embriões excedentários, já que os há, deviam ser aproveitados, afinal deverá haver compatibilidades que possam favorecer uma eventual cura de uma doença.
Assim, penso que os cientistas por vezes não reflectem o suficiente, no sentido de que, para o bem estar de uns provoca o mal de outros, não contribuindo para o equilíbrio e bom senso entre as pessoas, principalmente as que defendem as regras de ordem ética; e a Clonagem Terapêutica reflecte no fundo uma certa violência perante os embriões humanos.

Opinião dada por: Ana Margarida Nunes 12º A nº 1
 
Clonagem terapêutica

Como já se viu quando se fala de clonagem terapêutica não se quer clonar um ser humano, mas sim partes das suas células para se poder curar certas doenças, o que acho muito bem, pois se temos a possibilidade de curar doenças como a de Alzheimer, Parkinson e outras, temos de seguir em frente com este projecto. A parte que me choca mais é de se servir de embriões para se poder obter essas células, pois, e se esses morrerem no processo, não será uma questão ética a discutir? Pois, falamos tanto de casos sobre o aborto, e este modo de obter células não levará a muitos “tipos de abortos”? Pois, como toda a gente sabe o embrião é um ser vivo no estado primitivo de desenvolvimento que irá originar o feto, logo será um ser vivo como os outros, não terá ele direito à vida? São coisas que se calhar ao lembrar-nos de curar certas doenças esquecemo-nos de lembrar que estamos a por em causa a vida de um ser vivo.
Acho que este método vai dar muito que falar, pois porque após um estudo mais aprofundado sobre esse tipo de células fiquei em dúvidas se sim ou não estava de acordo com a clonagem terapêutica, pois não nos podemos lembrar só na cura de certas doenças, mas também nos milhões de bebés que não nascerão ao querer curar estas.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?